Entidades Beneficiadas com o Evento

O Instituto de Ação Social Renascer é instituição de assistência social sem fins lucrativos que trabalha há mais 23 anos, em prol de crianças e adolescentes sob risco social e pessoal, bem como famílias em vulnerabilidade social.

 

Os serviços propostos direcionam a ações, de enfrentamento as mazelas sociais, tendo como objetivo valorizar a infância, em suas mais diversas realidades sociais, proporcionando espaço de crescimento saudável no meio familiar, educativo e comunitário, tornando-as como sujeitos de direitos.

 

As propostas interventivas condizem com a realidade social que cerca a vida das crianças e adolescentes assistidos enaltecendo e refratando as expressões das questões sociais a qual estão expostos os seus familiares. Desta forma, falar de crianças em situação de risco pessoal e social é abordar um problema que traz em sua complexidade as marcas da formação e do desenvolvimento social, político, econômico e cultural em nosso país.

 

Visando romper com determinantes tão árduos e sub-humanos no meio familiar e enfrentar determinantes da Fome e da Miséria que aferem a realidade social dos nossos usuários, oferecemos às famílias a assistência social com vistas a emancipar o núcleo familiar oferecendo além do apoio sócio familiar, cursos de geração de renda e inclusão produtiva, com vistas a emancipar e romper com práticas assistencialistas e políticas públicas compensatórias.

 

Assim, proporcionamos as crianças e adolescentes momentos recreativos, lúdicos e formativos que visam fortalecer os laços familiares e comunitários, igualmente, oferecemos a assistência médica e nutricional buscando minimizar, fatores de insegurança alimentar e nutricional que os acercam e que desencadeiam fatores que geram a deficiência física, intelectual e motora.

 

Atualmente atendemos 198 crianças, adolescentes e famílias, chegando a totalizar mais de 990 atendimentos diretos e indiretos ao mês, neste sentido, a fim de darmos continuidade aos serviços propostos, utilizaremos o recurso da Festa para custeio dos profissionais envolvidos nas ações e atividades institucionais.

 

Instituto de Ação Social Renascer

Rua Frei Caneca, 25, Bairro Santana

Guarapuava – PR – 85070-170

CNPJ 77.124.311/0001-97

E-mail: asocial@oscrenascer.org.br ou institucional@oscrenascer.org.br

Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer – ACPAC é uma entidade sem fins lucrativos, qualificada como Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1253/2003 e alterada pela Lei nº 2711/2017 e pela Lei Estadual nº 14756/2004. A Instituição executa os serviços socioassistenciais na modalidade de acolhimento institucional provisório às pessoas que estão em tratamento do câncer e de seus acompanhantes, que estejam fora de seus domicílios, e sem condições de auto sustento, durante o tratamento de neoplasia (câncer), e tem como área de abrangência os vinte municípios que compõem a 5º regional de Saúde de Guarapuava PR. Os usuários que residem em Guarapuava são assistidos com outras atividades; visita domiciliar, benefícios eventuais, palestras de orientações e incentivo para continuarem o tratamento, conta também com acompanhamento de fisioterapeutas e psicólogos que atendem de forma individual ou em grupo e ainda realiza encaminhamentos para a rede de serviços públicos existente no município.

 

Missão

Promover a assistência social aos usuários oncológicos e seus familiares de forma gratuita, continua e planejada, sem qualquer discriminação, fortalecendo os vínculos familiares, através de ações integradas em rede de atendimento socioassistencial de ações conjuntas com a comunidade em geral.

 

Visão

Ser reconhecida como entidade que busca adotar as melhores práticas na qualidade dos serviços prestados junto à prevenção, reabilitação, inclusão social e amparo à pessoa com neoplasia e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Valores

Ética, Transparência, Fraternidade, Respeito e Amparo

A manutenção da ACPAC se dá através de contribuição de sócios, arrecadação de bazar beneficente, recursos oriundos de projetos em parceria com a comunidade, patrocínio de outras instituições colaboradoras e do trabalho de voluntários.

Atualmente a ACPAC atende 120 pessoas cadastradas acometida pelo câncer e seus familiares, totalizando em torno de quatrocentas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e emocional. Os serviços são ofertados de forma contínua e sem interrupção.

 

ACPAC

Rua Marechal Floriano Peixoto, 926, Trianon

Guarapuava – PR – 85010-240

CNPJ: 05.070.802/0001-91

(42) 3035-3921 | (42) 9 9956-1946

e-mail: acopeccguarapuava@hotmail.com.br

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais foi fundada no dia 28 de março de 1989, é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter associativo e natureza beneficente.

 

A entidade presta atendimento às pessoas com deficiência visual, na faixa etária de 06 a 80 anos de idade, bem como, aos seus familiares. A demanda da associação é de aproximadamente 700 atendimentos mensais e acontecem de forma intersetorial nas políticas de assistência social, educação, esporte, cultura e lazer.

 

A preponderância de atuação da APADEVI é na área de assistência social, e seus serviços socioassistenciais são inscritos no CNEAS que está previsto na lei 8.742/93 – LOAS, Art. 19, bem como, cumpre o que preconiza o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

 

Atividades desenvolvidas na área de assistência social: artesanato, atividade de vida autônoma, informática, hidroginástica, massoterapia, música, teatro, goalbal (futebol para cegos), oficina socioeducativa para famílias, visitas domiciliares, serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para criança, adolescente e mulheres, atendimentos individuais, atendimentos em grupo, encaminhamentos para outras politicas que se fizerem necessárias tais como: outros serviços da rede socioassistencial, educação, habitação, saúde e órgãos de defesa e garantia de direitos.

 

Atividades desenvolvidas na área da educação especial: EJA – educação para jovens e adultos, apoio à escolaridade, arte, braile, estimulação visual, educação física, sorobã e orientação e mobilidade.

 

Desta forma a entidade desenvolve o Programa Especializado de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual e suas Famílias, promovendo a autonomia, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida, com ações planejadas, continuadas e gratuitas, visando o enfrentamento e a superação das situações violadoras de direitos, e prevenindo o isolamento social, conforme estabelecido na Lei 13.146/15 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Apadevi – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais

Rua Capitão Frederico Virmond, 3494, Santa Cruz

Guarapuava – Paraná – 85015-260

CNPJ 80.620.750/0001-03
(42) 3622-0617
apadeviservicosocial@gmail.com

A Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às pessoas com Alzheimer – AEPAPA foi fundada em 10/05/2012, constituída na forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, distinta de seus associados, pessoa jurídica de direito privado, sob forma de ASSOCIAÇÃO de caráter beneficente e de Assistência Social. Com Utilidade Pública Municipal nº 2144/2013 e Utilidade Pública Estadual nº 18.883/2016.

 

Possui característica de propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, contribuindo para reconstrução das relações familiares e o restabelecimento da função protetiva da família, visando assim à superação das situações de risco social. Colabora na defesa e resgate de direitos violados, na prevenção do agravamento da situação de vulnerabilidade dos usuários e de suas famílias.

 

No que se refere às ações da equipe da AEPAPA, o trabalho é prestar apoio, orientação e informação em domicílio à pessoa com Alzheimer e seus familiares, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com ênfase no envelhecimento saudável e informações sobre a doença de Alzheimer, atuando no acesso aos direitos sociais, prevenção de agravos à saúde, prevenindo situações de exclusão, isolamento social e institucionalização da pessoa com doença de Alzheimer. Atua constantemente na defesa, fomento e divulgação de pesquisas que versam sobre a doença.

 

Atualmente atende 68 famílias de pessoas idosas diagnosticadas com doença de Alzheimer.

 

AEPAPA – Associação de Estudos, Pesquisa e Auxílio às Pessoas com Alzheimer
R. Édson Nobre de Lacerda, 260 e 265 ,Santana
Guarapuava – PR – 85070-330
CNPJ 16.738.827/0001-37
(42) 3304-5458
associacaoaepapa@gmail.com

APAE – A  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarapuava   é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende crianças, jovens, adultos e idosos que necessitam de serviços de Assistência Social, Saúde e Educação.

 

A  APAE foi fundada em 27 de agosto de 1971 e é mantenedora das Escolas Anne Sullivan Centro, situada na rua Luis Ciscato-75, Bairro Santa Cruz e Anne Sullivan rural, BR 277- Vila Karin,  atualmente atende 460 alunos com deficiência intelectual e múltipla divididos nas duas unidades escolares, também faz aproximadamente  4000 mil atendimentos no setor da saúde, a escola funciona de segunda a sexta das 7h30 as 11h50 e das 13h as 17h20.

 

A APAE conta com uma equipe multiprofissional que possui Professores Especializados, Agentes Operacionais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Médico. Conta ainda com uma Central de Doações que busca recursos para a Instituição, bem como a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.

 

A APAE possui convênio com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, e SUS. A APAE de Guarapuava mantém parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava e com a sociedade e órgãos governamentais busca garantir os direitos a educação, saúde e igualdade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo assim cidadania e inclusão social.

 

APAE – Guarapuava
Rua Luis Ciscato, 75, Santa Cruz
Guarapuava – PR – 85045-220
Caixa Postal, 382 
(42)3 623-2544 
E-mail: guarapuva@apaebrasil.org.br

A Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA) existe graças à persistência e aos sonhos de pais e familiares pela busca de um espaço de referência que possa atender as famílias e seus filhos (as) com diagnóstico TEA – Transtorno do Espectro Autista ou Autismo. Ela foi fundada em setembro de 2013 e desde então vem desenvolvendo ações em prol da luta pelos Direitos dos Autistas e suas famílias.

Nosso maior objetivo é possibilitar encontros prazerosos às famílias que possuem algum membro com TEA, a fim de diminuir toda a carga emocional e social imposta pelo diagnóstico desta condição.

a AGMA está vivenciando um marco na sua história, pois demos início às obras para a construção de uma sede própria. Isso só está sendo possível pela união de forças e a contribuição de todos aqueles que acreditam na proposta e no trabalho da Associação.

São através de doações espontâneas como dinheiro, prestação de serviço, material de construção, roupas novas ou usadas para o bazar e doação de alimentos, que garantem que toda a estrutura da Associação seja construída e mantida para que possamos concretizar a missão de promover e lutar pelos direitos dos autistas e suas famílias de forma que tenham seus direitos garantidos, proporcionando uma qualidade de vida melhor para ambos.

 

AGMA – Associação Guarapuavana Mundo Azul
Rua Curitiba, 145, Bonsucesso,
Guarapuava – PR – 85045-220
CNPJ 19.783.803/0001-98
(42) 98442-5694 (42) 3304-2543

INSTITUTO RESGATE VIDAS – IRV com o CNPJ 18.282.052/0001-63, iniciou as atividades em 10/06/2013. A principal atividade dessa empresa é Atividades de Fornecimento de Infraestrutura de Apoio e Assistência A Paciente no Domicílio.

 

Instituto Resgate Vidas – Irv
Rua Zeni Pulga, Nº S/N, Vila Jordao
Guarapuava – PR – 85100-000
(42) 99997-5750
institutoresgatevida@outlook.com

O Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC) é um instituto de pesquisa genômica e plataforma científica em diferentes áreas a serviço de pesquisadores e empresas. Nossa infraestrutura conta com equipamentos de última geração que são fundamentais para a aplicação de metodologias em análise genômica de grande escala, abrangendo diferentes áreas da saúde, como câncer, neurogenética, doenças raras, nutrigenômica, cardiogenética, entre outras.

 

Outro importante papel desempenhado pelo IPEC é a abordagem genômica direcionada à agricultura, pecuária e ciências ambientais. O IPEC também integra o Cilla Tech Park, um dos ambientes mais inovadores do Brasil e do Mercosul instalado em Guarapuava-PR.

 

Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava – IPEC
Rua Fortim Atalaia, n° 1900, Bairro Cidade dos Lagos
Guarapuava – PR, CEP: 85051-060
(42) 3303-2610
dpo@ipec.org.br

O Pelotão Esperança foi criado em 1997, sendo idealizado pelo então TC JOSÉ ZAMBÃO DA SILVA, comandante do 26° GAC à época, e pelo Sr. JAIR KULTZ. Desde sua origem, o programa já atendeu, no contraturno escolar, mais de 2.000 crianças. Atualmente conta com 60 jovens, que são atendidos em dois turnos, manhã e tarde.

 

O programa educacional tem como principal objetivo transformar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade social e emocional, oferenco um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos são incentivados a desenvolver suas habilidades e potenciais.

 

Pelotão Esperança
Av. Manoel Ribas, 2286 – Centro
Guarapuava – PR, 85010-180
associacaodosamigosdopelesp@gmail.com
(42) 3141-9100

O HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO foi fundado em fevereiro de 1913 por membros da sociedade e caracteriza-se como uma instituição filantrópica, e por esse motivo tem obrigatoriedade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com 60%, sendo que esse percentual ultrapassa 80%. Nossa missão é prestar assistência ambulatorial e hospitalar de acordo com as diretrizes do SUS.
 
O Hospital possui estrutura para atender procedimentos de média complexidade e conta com habilitação em alta complexidade nas especialidades de Cardiologia (cardiovascular, cirurgia cardiovascular, cardiologia intervencionista, vascular), Neurologia/Neurocirurgia, Gestação Alto Risco e Oncologia como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com Radioterapia, se tornando assim referência para os 20 municípios da 5ª Regional de Saúde abrangendo uma população de mais de 500 mil habitantes.
 
A matriz está localizada no centro da cidade possui, 186 leitos, destes 20 são de UTI adulto e 10 UTI neonatal. Possui 7 salas cirúrgicas, mais 2 salas de parto normal e uma sala de intervenção. Faz cerca de 19 mil atendimentos/mês.
 
A filial está localizada no bairro Cidade dos Lagos. A unidade Cidade dos Lagos atende a quimioterapias e consultas em oncologia desde 2020. A Radioterapia está funcionando desde dezembro de 2022. Além disso, possui um moderno e completo Centro de Diagnóstico por Imagem. Em fevereiro de 2024, passou a receber os primeiros atendimentos em cirurgias e internamentos na unidade.

 

Hospital São Vicente
Endereço:
R. Fortim Atalaia, 1900 – Bairro Cidade dos Lagos
Guarapuava/PR
(42) 9 9123-1675
caprecursos@hospitalsaovicente.org.br