Entidades Beneficiadas com o Evento

O Instituto de Ação Social Renascer é instituição de assistência social sem fins lucrativos que trabalha há mais 23 anos, em prol de crianças e adolescentes sob risco social e pessoal, bem como famílias em vulnerabilidade social.

 

Os serviços propostos direcionam a ações, de enfrentamento as mazelas sociais, tendo como objetivo valorizar a infância, em suas mais diversas realidades sociais, proporcionando espaço de crescimento saudável no meio familiar, educativo e comunitário, tornando-as como sujeitos de direitos.

 

As propostas interventivas condizem com a realidade social que cerca a vida das crianças e adolescentes assistidos enaltecendo e refratando as expressões das questões sociais a qual estão expostos os seus familiares. Desta forma, falar de crianças em situação de risco pessoal e social é abordar um problema que traz em sua complexidade as marcas da formação e do desenvolvimento social, político, econômico e cultural em nosso país.

 

Visando romper com determinantes tão árduos e sub-humanos no meio familiar e enfrentar determinantes da Fome e da Miséria que aferem a realidade social dos nossos usuários, oferecemos às famílias a assistência social com vistas a emancipar o núcleo familiar oferecendo além do apoio sócio familiar, cursos de geração de renda e inclusão produtiva, com vistas a emancipar e romper com práticas assistencialistas e políticas públicas compensatórias.

 

Assim, proporcionamos as crianças e adolescentes momentos recreativos, lúdicos e formativos que visam fortalecer os laços familiares e comunitários, igualmente, oferecemos a assistência médica e nutricional buscando minimizar, fatores de insegurança alimentar e nutricional que os acercam e que desencadeiam fatores que geram a deficiência física, intelectual e motora.

 

Atualmente atendemos 198 crianças, adolescentes e famílias, chegando a totalizar mais de 990 atendimentos diretos e indiretos ao mês, neste sentido, a fim de darmos continuidade aos serviços propostos, utilizaremos o recurso da Festa para custeio dos profissionais envolvidos nas ações e atividades institucionais.

 

Instituto de Ação Social Renascer

Rua Frei Caneca, 25 – Bairro Santana

Guarapuava, Paraná – CEP – 85070-170

CNPJ: 77.124.311/0001-97

E-mail: asocial@oscrenascer.org.br ou institucional@oscrenascer.org.br

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais foi fundada no dia 28 de março de 1989, é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter associativo e natureza beneficente.

 

A entidade presta atendimento às pessoas com deficiência visual, na faixa etária de 06 a 80 anos de idade, bem como, aos seus familiares. A demanda da associação é de aproximadamente 700 atendimentos mensais e acontecem de forma intersetorial nas políticas de assistência social, educação, esporte, cultura e lazer.

 

A preponderância de atuação da APADEVI é na área de assistência social, e seus serviços socioassistenciais são inscritos no CNEAS que está previsto na lei 8.742/93 – LOAS, Art. 19, bem como, cumpre o que preconiza o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

 

Atividades desenvolvidas na área de assistência social: artesanato, atividade de vida autônoma, informática, hidroginástica, massoterapia, música, teatro, goalbal (futebol para cegos), oficina socioeducativa para famílias, visitas domiciliares, serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para criança, adolescente e mulheres, atendimentos individuais, atendimentos em grupo, encaminhamentos para outras politicas que se fizerem necessárias tais como: outros serviços da rede socioassistencial, educação, habitação, saúde e órgãos de defesa e garantia de direitos.

 

Atividades desenvolvidas na área da educação especial: EJA – educação para jovens e adultos, apoio à escolaridade, arte, braile, estimulação visual, educação física, sorobã e orientação e mobilidade.

 

Desta forma a entidade desenvolve o Programa Especializado de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual e suas Famílias, promovendo a autonomia, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida, com ações planejadas, continuadas e gratuitas, visando o enfrentamento e a superação das situações violadoras de direitos, e prevenindo o isolamento social, conforme estabelecido na Lei 13.146/15 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais –Apadevi

Rua Capitão Frederico Virmond, 3494 – Santa Cruz

Guarapuava, Paraná – CEP – 85015-260

CNPJ: 80.620.750/0001-03

A Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às pessoas com Alzheimer – AEPAPA foi fundada em 10/05/2012, constituída na forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, distinta de seus associados, pessoa jurídica de direito privado, sob forma de ASSOCIAÇÃO de caráter beneficente e de Assistência Social. Com Utilidade Pública Municipal nº 2144/2013 e Utilidade Pública Estadual nº 18.883/2016.

 

Possui característica de propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, contribuindo para reconstrução das relações familiares e o restabelecimento da função protetiva da família, visando assim à superação das situações de risco social. Colabora na defesa e resgate de direitos violados, na prevenção do agravamento da situação de vulnerabilidade dos usuários e de suas famílias.

 

No que se refere às ações da equipe da AEPAPA, o trabalho é prestar apoio, orientação e informação em domicílio à pessoa com Alzheimer e seus familiares, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com ênfase no envelhecimento saudável e informações sobre a doença de Alzheimer, atuando no acesso aos direitos sociais, prevenção de agravos à saúde, prevenindo situações de exclusão, isolamento social e institucionalização da pessoa com doença de Alzheimer. Atua constantemente na defesa, fomento e divulgação de pesquisas que versam sobre a doença.

 

Atualmente atende 68 famílias de pessoas idosas diagnosticadas com doença de Alzheimer.

Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer – ACPAC é uma entidade sem fins lucrativos, qualificada como Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1253/2003 e alterada pela Lei nº 2711/2017 e pela Lei Estadual nº 14756/2004. A Instituição executa os serviços socioassistenciais na modalidade de acolhimento institucional provisório às pessoas que estão em tratamento do câncer e de seus acompanhantes, que estejam fora de seus domicílios, e sem condições de auto sustento, durante o tratamento de neoplasia (câncer), e tem como área de abrangência os vinte municípios que compõem a 5º regional de Saúde de Guarapuava PR. Os usuários que residem em Guarapuava são assistidos com outras atividades; visita domiciliar, benefícios eventuais, palestras de orientações e incentivo para continuarem o tratamento, conta também com acompanhamento de fisioterapeutas e psicólogos que atendem de forma individual ou em grupo e ainda realiza encaminhamentos para a rede de serviços públicos existente no município.

 

Missão

Promover a assistência social aos usuários oncológicos e seus familiares de forma gratuita, continua e planejada, sem qualquer discriminação, fortalecendo os vínculos familiares, através de ações integradas em rede de atendimento socioassistencial de ações conjuntas com a comunidade em geral.

 

Visão

Ser reconhecida como entidade que busca adotar as melhores práticas na qualidade dos serviços prestados junto à prevenção, reabilitação, inclusão social e amparo à pessoa com neoplasia e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Valores

Ética, Transparência, Fraternidade, Respeito e Amparo

A manutenção da ACPAC se dá através de contribuição de sócios, arrecadação de bazar beneficente, recursos oriundos de projetos em parceria com a comunidade, patrocínio de outras instituições colaboradoras e do trabalho de voluntários.

Atualmente a ACPAC atende 120 pessoas cadastradas acometida pelo câncer e seus familiares, totalizando em torno de quatrocentas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e emocional. Os serviços são ofertados de forma contínua e sem interrupção.

ACPAC

Rua Marechal Floriano Peixoto, 926 – Trianon

Guarapuava, Paraná – CEP – 85010-240

CNPJ: 05.070.802/0001-91

(42) 3035-3921 | (42) 9 9956-1946

e-mail: acopeccguarapuava@hotmail.com.br

Fundado no dia 04 de abril de 1984, por iniciativa da Sociedade São Vicente de Paulo, em conjunto com a diocese de Guarapuava, através do primeiro, bispo Dom Frederico Helmel, o Albergue Noturno foi um divisor de águas na cidade que, até então, não contava com este tipo de obra de caridade.

Desde sua fundação, milhares de pessoas já passaram pela instituição que, todos os dias, se mantém de portas abertas a atender a quem mais precisa.

Semanalmente, cerca de 40 pessoas procuram pelo Albergue Noturno Frederico Ozanam para pernoitar e para fazer uma refeição que, muitas vezes, é a única do dia.

Com seis quartos contendo dez camas cada um deles, por muitas vezes, a casa fica lotada. Devido às regras da instituição que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, muitas pessoas preferem fazer apenas as refeições naquele local e ir dormir em outro lugar. Mesmo assim, a instituição disponibiliza de um local para banho e fornece um cobertor e roupas limpas para estas pessoas para que tenham o mínimo de conforto e dignidade durante as noites que, em sua maioria, são geladas em Guarapuava.

 

VOLUNTÁRIOS

A espinha-dorsal do Albergue Noturno Frederico Ozanam em Guarapuava são os voluntários. Através de doações por parte das pessoas da comunidade, a casa é mantida com suas necessidades básicas como alimentação e produtos de uso diário. Há também quem ofereça móveis, roupas, calçados e outros donativos que são vendidos nos bazares que são promovidos nos três primeiros sábados de cada mês na casa. O quarto sábado é destinado à celebração da missa com a participação dos moradores e da comunidade. Há também quem prefira fazer doações em dinheiro com o intuito de manter o funcionamento da instituição. A estas pessoas, são oferecidos número de conta corrente para que possam efetuar o depósito dos valores oferecidos como caridade.

Seguindo o exemplo de seu fundador, o médico Frederico Ozanam, o Albergue Noturno de Guarapuava está sempre à disposição daqueles que mais precisam.

 

SOBRE O FUNDADOR

Frederico Ozanam nasceu em 23 de abril de 1813, em Milão, na Itália. De família católica e assistencialista, desde muito cedo, Frederico fez da caridade seu modo de vida, doando seu trabalho, seu tempo e suas ideias em prol de quem mais necessitava. Em sua profissão, o médico nunca fez distinção de classe social, de credo, dispendendo o mesmo atendimento a quem podia pagar e a quem nada tinha a oferecer.

Desta maneira, em Maio de 1833, com apenas 20 anos, Frederico funda, juntamente com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo. Esta obra deu origem em todo o mundo ao sistema de acolhida aos necessitados com raízes profundas no catolicismo e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Em muitos lugares esta obra é chamada de albergues.

 

SERVIÇO

Qualquer pessoa da comunidade pode ser um voluntário e ajudar no Albergue Noturno Frederico Ozanam. Para isso, basta entrar em contado com a instituição através do telefone: 42 3624 3121. Há também uma conta disponível para as doações em dinheiro. Os dados são: Banco do Brasil; Agência: 0299-2; Conta Corrente: 34781-7.

Quem tiver interesse em visitar a o Albergue, este fica à Rua Jaime Amaral Pachêco, 191, Bairro Conradinho, Guarapuava – PR. CEP 85055-120.